top of page

O controle das finanças pessoais e o Empreendedorismo


finanças_gc.png




Se você não sabe administrar o salário como empregado, que tem data e valor programados, como saberá administrar um negócio próprio? Numa empresa todos os dias há entrada e saída de recursos e a gestão do que sobra é bem mais complexa do que a gestão do salário como funcionário.

Há uma herança cultural, do período de hiperinflação, que é consumir o salário antes do final do mês. Soma-se a isto o consumismo desenfreado propagado como status social e a entrada forte no mercado de consumo da crescente classe C.


finanças 1 gc.png

No outro lado da nossa análise esta o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – desde 1996 a arrecadação do INSS deixou de ser suficiente para pagar todos os benefícios. Isto significa que o governo federal precisa financiar parte das aposentadorias e auxílios. Duas alterações legais foram feitas de lá para cá na tentativa de equalizar essa conta, mas sem sucesso. O aumento da longevidade da população reduz ainda mais o número de contribuintes em relação aos beneficiários. Os informais e as fraudes também contribuem para o desequilíbrio. Caso não haja mudanças no funcionamento da seguridade social, fica o questionamento: Quando você se aposentar, receberá um valor financeiro suficiente para a subsistência?

É preciso pensar no futuro hoje, administrando melhor o seu salário atual! É preciso planejar a utilização inteligente dos recursos financeiros, focando no que é importante. Mude a sua realidade e você muda o seu futuro. Abdique um pouco do desejo de alguns bens materiais, invista em capacitação para melhorar a sua carreira profissional, avalie planos de previdência privada complementar e poupe mensalmente parte do seu salário. Não precisa ser muito, se você poupar 8,3% do salário mensalmente, no final do ano tem um mês de salário do bolso!

Se você deseja empreender e iniciar um negócio próprio, precisa antes saber administrar seus ganhos: Gastar um valor inferior ao que recebe, adquirir conhecimento e construir uma reserva financeira.


Planejamento não é para o futuro! Planejamento é para o presente. O futuro é consequência de um bom presente. É como educar os filhos, estou preocupada com o presente, de ser uma boa mãe, de dar um bom exemplo, de dar uma boa educação. Porque crianças bem educadas vão se virar no futuro!


Vamos juntos desenvolver um planejamento para o presente! Comece agora!!!


Raquel Santos

Consultora e Coach Empresarial, desenvolvendo habilidades e inspirando empreendedores




Featured Posts
Publicações Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram - Grey Circle
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Basic Black
bottom of page